IBGE prevê alta de 2,2% na safra de grãos em 2020

Agropecuária

Publicado em 11/02/2020 - 12:00 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Em 2020 a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir 246 milhões e 700 mil toneladas.

 

O montante, estimado em janeiro, é 2,2% maior do que a safra de 2019 e acima também em 1,5% do prognóstico anterior, divulgado em dezembro do ano passado.

 

Já a área a ser colhida deve aumentar 1,7% em relação a 2019. A safra pode ser a maior desde o primeiro monitoramento da produção feito em 1975.  Os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola foram divulgados nesta terça-feira pelo IBGE.

 

A produção de soja deve representar metade do volume de toda a produção nacional de grãos neste ano, com recorde e alta de 8,7% em relação a 2019, totalizando 123 milhões e 300 mil toneladas. Outro record também deve acontecer na safra de algodão, cuja produção estimada é de 7 milhões de toneladas, um aumento de 1,6% neste ano. A soja, o milho e o arroz continuam sendo os protagonistas da produção nacional e juntos representam 93,2% da estimativa total da produção.

 

Para 2020, há projeção de crescimento na área a ser colhida de soja e milho, mas declínio de 2,5% na área do arroz. Apesar de aumento da área, a produção de milho deve cair 4,4%, com produção de 96 milhões e 200 mil toneladas. De acordo com o IBGE, os preços dessas comoditties tiveram um aumento nos últimos meses do ano passado tanto no mercado interno quanto no externo, o que torna atraente o cultivo dos grãos.

 

Todas as grandes regiões do país tiveram projeção de crescimento na produção, com destaque para o Centro- Oeste com estimativa de 10,4% de alta. Entre os estados, o Mato Grosso continua liderando como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 27,1% do total, seguido pelo Paraná, com 15,8% e Rio Grande do Sul, com 14,2%. Outros estados que se destacam na produção são Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo