agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

IBGE prevê alta de 2,2% na safra de grãos em 2020

00:00 Economia, Notícias 11/02/2020 - 12h00 Rio de Janeiro Embed

Raquel Junia

Em 2020 a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir 246 milhões e 700 mil toneladas.

 

O montante, estimado em janeiro, é 2,2% maior do que a safra de 2019 e acima também em 1,5% do prognóstico anterior, divulgado em dezembro do ano passado.

 

Já a área a ser colhida deve aumentar 1,7% em relação a 2019. A safra pode ser a maior desde o primeiro monitoramento da produção feito em 1975.  Os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola foram divulgados nesta terça-feira pelo IBGE.

 

A produção de soja deve representar metade do volume de toda a produção nacional de grãos neste ano, com recorde e alta de 8,7% em relação a 2019, totalizando 123 milhões e 300 mil toneladas. Outro record também deve acontecer na safra de algodão, cuja produção estimada é de 7 milhões de toneladas, um aumento de 1,6% neste ano. A soja, o milho e o arroz continuam sendo os protagonistas da produção nacional e juntos representam 93,2% da estimativa total da produção.

 

Para 2020, há projeção de crescimento na área a ser colhida de soja e milho, mas declínio de 2,5% na área do arroz. Apesar de aumento da área, a produção de milho deve cair 4,4%, com produção de 96 milhões e 200 mil toneladas. De acordo com o IBGE, os preços dessas comoditties tiveram um aumento nos últimos meses do ano passado tanto no mercado interno quanto no externo, o que torna atraente o cultivo dos grãos.

 

Todas as grandes regiões do país tiveram projeção de crescimento na produção, com destaque para o Centro- Oeste com estimativa de 10,4% de alta. Entre os estados, o Mato Grosso continua liderando como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 27,1% do total, seguido pelo Paraná, com 15,8% e Rio Grande do Sul, com 14,2%. Outros estados que se destacam na produção são Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique