agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Inflação medida pelo IPCA tem alta de 0,25% em fevereiro

02:20 Economia, Notícias 11/03/2020 - 13h15 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

A inflação do país ficou em 0,25% em fevereiro, menor resultado para este mês desde o ano 2000. Apesar disso, a apuração ainda foi maior do que a registrada em janeiro. No acumulado do ano, de acordo com o IBGE, a inflação é 0,46% e, nos últimos 12 meses, o índice chega a 4,01%.

 

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados,  cinco apresentaram alta em fevereiro. O principal destaque é o grupo educação, que apresentou a maior variação, 3,70%, e teve o maior impacto sobre o IPCA, graças aos reajustes aplicado no início do ano letivo, de acordo com o pesquisador do IBGE Pedro Kislamov.

 

Já o grupo Alimentação e Bebidas desacelerou para 0,11%, pressionado novamente pela queda de 3,53% nos preços das carnes, que haviam recuado mais de 4% em janeiro.

 

O grupo de transportes apresentou deflação de 0,23% em fevereiro, puxado pela queda no preço da gasolina e também pela redução de 6,85% nas passagens aéreas. O mesmo movimento foi apresentado pelo grupo habitação. Com a mudança da bandeira tarifária da energia elétrica,  a queda nos preços foi de 0,39%.

 

O IBGE também divulgou nesta quarta-feira (11), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que meda a inflação dos itens consumidos pelas famílias com renda de até cinco salários mínimos.

 

O INPC apresentou a menor variação para o mês em 20 anos, e o resultado foi menor em fevereiro do que em janeiro, 0,17% frente a 0,19%. Assim, o acumulado chega a 0,36% este ano e a 3,92% nos últimos 12 meses. Os produtos alimentícios variaram 0,13%,  e os não alimentícios, 0,18%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique