IRPF 2020: saiba as novidades deste ano!

Imposto de Renda

Publicado em 06/03/2020 - 16:00 Por Márcia Dias - Brasília

A Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2020 tem algumas novidades neste ano.


Para determinados bens e direitos, é obrigatório marcar se eles pertencem ao titular ou a dependente; também é necessário preencher o campo específico com o CNPJ ou CPF relacionado ao bem ou direito informado.

 

Em caso de valores em caderneta de poupança ou em conta corrente no país, é possível selecionar ou informar o código do banco.


Outra novidade é que agora é possível fazer doações,  diretamente na declaração, aos Fundos controlados pelos Conselhos Nacional, Distrital, estaduais ou municipais do Idoso. Mas, atenção: não pode ultrapassar 3% do valor do imposto sobre a renda.

 

Além disso, somando-se às deduções a organizações de crianças e adolescentes, incentivo à cultura, à atividade audiovisual e ao desporto, o total não pode ser maior que 6% do imposto.


E mais uma mudança: o prazo para seleção de débito automático da quota única ou a partir da primeira quota foi prorrogado para 10 de abril.

 

Ah! E quem tem empregados domésticos vai perceber que não é mais possível deduzir  o valor de contribuição patronal paga à Previdência Social pelo empregador doméstico.


Para outras dicas, é só continuar ligado na nossa programação!

 

 

Simplificando o Imposto de Renda: programete produzido e veiculado pela Radioagência Nacional e a Rede Nacional de Rádio, de segunda a sexta, durante o período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo