Prazo para adesão ao acordo sobre planos econômicos acaba no dia 12 de março

01:42 Economia, Notícias 06/03/2020 - 17h00 São Paulo Embed

Nelson Lin

Termina no próximo dia 12 de março o prazo para adesão ao acordo sobre os planos econômicos Bresser, Verão e Collor II, homologados pelo Supremo Tribunal Federal.


Pelo acordo, as instituições financeiras se comprometem a pagar aos poupadores a diferença entre o índice inflacionário vigente no período dos planos e o índice de atualização monetária efetivamente utilizado para correção dos depósitos de poupança, os chamados expurgos inflacionários.


Em contrapartida, os poupadores que aderirem devem pedir a extinção das ações judiciais. Lembrando que a adesão é facultativa.


Podem aderir ao acordo pessoas que entraram com ações judiciais individuais em até 20 anos de cada plano, ou quem entrou com ação coletiva em até 5 anos de cada plano. Também podem entrar no acordo herdeiros ou inventariantes de poupadores já falecidos, desde que haja a ação judicial.


Segundo o Banco Central, até dezembro de 2019 foram feitas mais de 100 mil adesões, totalizando mais de R$ 1,4 bilhão pagos aos poupadores.


Mas atenção, a cartilha do acordo pede às pessoas para que fiquem atentas a golpes: para não fazerem pagamentos antecipados a quem falar que pode ajudar na negociação, pois não é necessário contratar um intermediador. Também alerta para as pessoas não fornecerem dados pessoais a desconhecidos. E que, na dúvida, elas devem entrar somente em contato com o advogado de sua causa ou com a entidade que entrou com a ação coletiva.


Para mais informações ou para se cadastrar no acordo, basta acessar o site www.pagamentopoupanca.com.br

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique