Hotéis do Rio suspendem funcionamento devido à pandemia

Temporariamente

Publicado em 05/04/2020 - 13:00 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Com ocupação média de menos de 5%, grandes redes e hotéis famosos do Rio estão suspendendo o funcionamento, pressionados pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com o Hotéis - Rio, Sindicato dos meios de hospedagens do município, a lista de adesão ao fechamento começou com 40, no início da semana, e nesta sexta-feira chegou a superar a marca de sessenta.

 

Entre os hotéis que estão fechando as portas temporariamente para diminuir prejuízos, estão nomes famosos do segmento de luxo, como Fasano, Grand Hyatt e Sheraton. Hotéis da rede Íbis e Mercure também anunciaram a suspensão das atividades.

 

Segundo informações da Associação Brasileira do setor, o número de hóspedes foi drasticamente reduzido desde a entrada em vigor das medidas de isolamento social no Rio para evitar a  propagação da Covid-19.

 

Mesmo com a ameaça de demissão de funcionários do ramo hoteleiro, o vice-presidente do Hotéis Rio, José Camaño, aponta as alternativas que poderão ser usadas para diminuir o impacto tanto para esses trabalhadores como para as atividades do setor.

 

"Uma ideia é colocar os funcionários em licença sem vencimentos em casa, e pagar enquanto isso um abono, cujo valor ainda estamos acertamos, e a cesta família. E quando a licença acabar, ele volta a trabalhar", explica.

 

Camaño  também defende o estímulo à remarcação de viagens, com uma campanha nas redes sociais, com o slogan “Remarque sua viagem, o Rio te espera! Não cancele, remarque”.

 

Outra alternativa  para lidar com as perdas do setor hoteleiro é os governos federal, estadual e municipais adiarem a cobrança de impostos, enquanto a pandemia durar.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo