agario unblocked agario

Inflação para a terceira idade fecha primeiro trimestre em 0,88%

02:56 Economia, Notícias 07/04/2020 - 18h12 Rio de Janeiro Embed

Cristiane Ribeiro

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade, que mede a inflação para pessoas com mais de 60 anos, registrou, no primeiro trimestre de 2020, variação de 0,88%. A taxa ficou bem abaixo da observada no primeiro trimestre de 2019, de 1,49%, e também inferior à registrada no último trimestre do ano passado, de 1,19%.

 

De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cinco das oito classes de despesa componentes do IPC-3i registraram queda em suas taxas, sendo que a principal contribuição foi do grupo Transportes, por causa do recuo no preço da gasolina.

 

O economista e coordenador dos Índices de Preços da Fundação Getulio Vargas, André Braz, explicou que a inflação para a terceira idade teve basicamente o mesmo comportamento que a inflação para todas as faixas de renda e também para as famílias mais pobres. A desaceleração de preços, segundo ele, mostra que a chegada do novo coronavírus no país está contribuindo ainda mais para o enfraquecimento da economia.

 

Braz destacou que, neste ano, o desafio é a manutenção dos empregos para os mais jovens, já que o idoso aposentado tem uma fonte de renda garantida.

 

Em 12 meses, o IPC-3i acumula alta de 3,55%. O economista da FGV André Braz acredita que, no fim do ano, a inflação da terceira idade acumulada deva ficar em torno de 2%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique