agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Mais de 85% das escolas particulares do DF registram inadimplência desde início da quarentena

03:10 Economia, Notícias 22/04/2020 - 19h42 Brasília Embed

Dayana Vítor

Devido à pandemia da Covid-19, muitos pais do Distrito Federal não conseguiram pagar as mensalidades escolares em abril. Alguns tiveram os salários reduzidos, outros perderam os empregos.

 

Por causa dessas situações, mais de 85% dos colégios particulares já registraram aumento da inadimplência durante a crise causada pelo novo coronavírus, aponta pesquisa do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal.

 

Antes da crise, no máximo 20% dos pais não conseguiam pagar as mensalidades. Agora, em média, 40% não arcaram com as mensalidades em abril.

 

O diretor do sindicato, Álvaro Domingues, destaca que devido à situação, as escolas estão negociando com os inadimplentes.

 

Álvaro aconselha que os estabelecimentos em dificuldade por causa dos inadimplentes procurem financiamento.

 

A maioria das instituições de ensino que tiveram aumento na inadimplência agora em abril é de pequeno porte. O levantamento do sindicato ouviu diretores de 90 escolas entre os dias 1º e 20 de abril. Mas a pesquisa vai até o fim do mês e o órgão pretende pesquisar outras 90 instituições de ensino.

 

A situação para escolas e pais poderá mudar, assim que o governador Ibaneis Rocha sancionar projeto de lei aprovado pela Câmara Legislativa do DF, que prevê desconto nas mensalidades, enquanto durar o estado de calamidade pública devido à pandemia da Covid-19.

 

O texto estabelece descontos entre 30% e 50% nas mensalidades durante a crise. Porém, depois de 90 dias, os pais devem começar a pagar o valor abatido entre cinco até dez parcelas, sem juros.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique