Caminhoneiros protestam contra quarentena em São Paulo

Bloqueio de rodovias

Publicado em 11/05/2020 - 21:39 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Um grupo de cerca de 30 caminhoneiros e militantes contra a quarentena no estado de São Paulo fez um protesto nesta segunda-feira (11) criticando o rodízio ampliado de veículos determinado pela prefeitura da cidade e a prorrogação das medidas de isolamento social definidas pelo governo estadual.

 

Os caminhoneiros saíram de Barueri, na Grande São Paulo, chegaram a fechar a rodovia Castelo Branco, que dá acesso à capital paulista, e depois ocuparam vias importantes da cidade, como a Marginal Pinheiros e a Avenida Rebouças. No percurso, houve buzinaços na proximidade de três hospitais.

 

Eles pediam a reabertura do comércio e o impeachment do governador João Dória, que logo no início do protesto disse que nenhuma via do estado poderia ser fechada por manifestantes.

 

Mesmo assim, o grupo terminou o ato fechando por algumas horas uma das vias da Avenida Paulista.

 

A quarentena em São Paulo estava prevista para acabar no domingo passado, mas foi renovada e segue até o dia 31 maio.

 

O governo estima que a queda do Produto Interno Bruto (PIB) do estado em abril foi de cerca de 20%, comparado com abril do ano passado.

 

Segundo o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles, apesar das medidas de isolamento social, 73% das perdas foram em setores que não sofreram qualquer restrição com os decretos de quarentena do governo.

 

O levantamento mostra que mais de sete a cada dez empresas do estado (74%) não foram alvo de medidas restritivas do decreto de quarentena em vários setores como agricultura, hotelaria, trabalho doméstico e construção civil.

 

Apesar da renovação da quarentena, o índice de isolamento social tem ficado abaixo do mínimo indicado pelas autoridades de saúde. O último número mostra um isolamento de 53%. O mínimo recomendado desde a semana passada passou a ser de 55%.

 

O estado de São Paulo já tem 46 mil casos confirmados de coronavírus, e o número de mortes chegou a 3.743. Nesta segunda feira, 90% dos leitos de UTI na capital paulista estavam ocupados.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo