agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Demanda por voos domésticos cai mais de 50% com pandemia; oferta de voos segue o mesmo cenário

03:30 Economia, Notícias 27/05/2020 - 17h30 Brasília Embed

Dayana Vítor

Muitos brasileiros se planejaram há tempos para viajar em 2020, já que além das férias e finais de semana, existem nove feriados este ano. O que ninguém contava era que a pandemia do novo coronavírus mudaria os planos de muitos viajantes e também das empresas aéreas.

 

Desde a segunda quinzena de março, quando foi decretada a pandemia da Covid-19, a demanda dos voos domésticos no Brasil caiu mais de 50%. Só no mês de abril, reduziu 93%. Agora, em maio, foi registrada queda de 90%. E as ofertas de voos pelas companhias tem acompanhado esse cenário. Todos esses dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

O funcionário público Carlos Balbino tinha oito viagens marcadas para este ano. Ele iria se divertir em Salvador, na Bahia; Florianópolis, em Santa Catarina, Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, São Paulo, Fortaleza, no Ceará, e outras cidades. Mas as passagens de Carlos foram canceladas e ele teve que adiar os planos.

 

Assim como Carlos, muitos outros brasileiros terão que esperar um bom tempo para voltar a voar. Atualmente, apenas 44 cidades do país têm voos regulares. São pouco mais de mil e duzentos voos por semana. Antes da pandemia, eram mais de 14 mil. O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, avalia que o setor vai demorar alguns anos para se recuperar.

 

Se você precisar viajar durante a pandemia, saiba que existem regras a serem cumpridas. Os aeroportos e aeronaves são higienizados regularmente. Todos os passageiros devem usar máscaras e manter distância de 2 metros de outras pessoas. Em alguns voos, não há mais serviço de bordo. Algumas aeronaves possuem sistema de filtros de ar que promove a renovação do mesmo a cada 3 minutos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique