Uruguai começa a reabrir comércios hoje

Pandemia

Publicado em 04/05/2020 - 17:42 Por Marieta Cazarré - Montevidéu

Estima-se que cerca de 70% das lojas e comércios de Montevidéu estiveram de portas fechadas desde o dia 16 de março, quando começaram as restrições para conter o avanço do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (04), após sete semanas, a capital do Uruguai iniciou o processo de retorno às atividades nas grandes lojas varejistas, principalmente de roupas e calçados.

 

A previsão é que 85% do comércio volte a funcionar. Trabalhadores da construção civil e de algumas instituições públicas também voltarão ao trabalho. O Uruguai teve os quatro primeiros casos de contaminação pela Covid-19 confirmados no dia 13 de março. Até o momento são 665 casos confirmados, sendo que 442 já se recuperaram e 196 ainda apresentam sintomas da doença. Dezessete pessoas morreram. O Uruguai realizou cerca de 22 mil testes até agora.


A reabertura das lojas começará com horários reduzidos, das 10h às seis 18h. Não há um protocolo único de medidas de higiene para todos os estabelecimentos, mas o governo afirma que as empresas devem respeitar as normas do Ministério de Saúde Pública. Entre a série de medidas anunciadas, está a obrigatoriedade do uso de máscaras, desde o dia 24 de abril, para os trabalhadores e clientes de comércios de alimentos.

 

No dia 27 de abril a medida se tornou obrigatória também para locais de serviços financeiros e pagamentos, como as lotéricas. Nas redes sociais, pede-se às empresas e clientes que cumpram com as recomendações, como permitir a entrada de, no máximo, 10 pessoas em cada estabelecimento e que mantenham pelo menos 1,5 metro de distância das outras pessoas, além do uso de máscaras e de álcool em gel para higiene das mãos.

 

Na última sexta-feira (01), Dia Internacional do Trabalho, o ministro do Trabalho uruguaio, Pablo Mieres, afirmou que o governo está trabalhando firmemente em um processo de reativação responsável, cumprindo e exigindo todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos trabalhadores porque, segundo ele, a saída desta crise aguda depende de um processo de reativação produtiva e trabalhista o mais rápido e responsável possível.


A taxa de desemprego no Uruguai, que vinha crescendo desde 2015, atingiu 10,5% em fevereiro deste ano, afetando cerca de 190 mil uruguaios, a taxa mais alta desde 2007. Entre março e abril deste ano, mais de 170 mil pedidos de seguro-desemprego foram registrados. O país tem 400 mil trabalhadores sem nenhum tipo de registro formal ou contribuições para a previdência social.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo