agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Estimativa de junho do IBGE prevê novo recorde para safra de grãos em 2020

01:53 Economia, Notícias 08/07/2020 - 16h51 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

O agronegócio continua despontando em meio ao cenário de paralisação da economia imposto pela pandemia. A safra nacional de grãos deverá bater em 2020 novo recorde e chegar a 247,4 milhões de toneladas, segundo a estimativa divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE.


Se a expectativa se confirmar, serão produzidas 6 milhões de toneladas a mais que em 2019. O resultado é também 0,6% maior que a previsão de maio, o que significa mais 1,5 milhão de toneladas.


A área a ser colhida este ano é 2,2% acima da registrada em 2019, e deve atingir mais de 64 milhões de hectares. Os três principais produtos deste grupo são o arroz, milho e a soja. Somados, eles representaram 92,3% da estimativa da produção e responderam por 87,2% da área a ser colhida.


Conforme o levantamento, em comparação com 2019, houve alta de 1,7% na área do milho; de 2,9% na área da soja e quedas de 2,0% na área do arroz e de 0,1% na do algodão herbáceo.


Em relação às regiões, o Centro-Oeste segue na liderança, respondendo por 115,8 milhões de toneladas, seguido pelo Sul, Sudeste, Nordeste e Norte. A pesquisa indica, ainda, que houve aumento em quase todas as regiões, com exceção do Sul do país.


Já na distribuição da produção pelos estados, Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos, à frente do Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Somados, eles representam 79,6% do total nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique