agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Financiamento da casa própria poderá incluir custos de cartório e impostos

02:09 Economia, Notícias 02/07/2020 - 14h38 São Paulo Embed

Nelson Lin

A partir de agora as pessoas físicas poderão financiar os custos de cartório e do ITBI ( Imposto de Transmissão dos Bens Imóveis), dentro do mesmo contrato de financiamento da casa própria. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Caixa Pedro Guimarães e o vice presidente de habitação Jair Mahl, ao relatar novas medidas para o crédito imobiliário.

 

Os valores de registro dos imóveis em cartórios e do ITBI costumam variar de estado para estado. Em São Paulo, custa normalmente de 5% a 6% do valor do imóvel.

 

Também será permitido o registro eletrônico do contrato habitacional. Isto vai possibilitar a redução de 45 para 5 dias no tempo médio do registro do imóvel. Esta medida, no entanto, abrange 14 estados.

 

O financiamento das taxas de cartórios e ITBI estavam em fase piloto desde abril, mas as implementações foram aceleradas em função da pandemia.

 

Para as construtoras, haverá menor exigência de capital na fase inicial do projeto, além da diminuição na burocracia para fluxo de caixa de vendas e pagamentos.

 

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) revelaram que o setor da construção foi o que menos demitiu com a pandemia.

 

A Caixa informa que mais de 5,5 milhões de famílias possuem crédito imobiliário na instituição e que neste período de pandemia, mais de 2,4 milhões pessoas solicitaram pausa no pagamento do financiamento habitacional.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique