agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

IBGE: produção industrial cresce em 12 dos 15 locais pesquisados em maio

00:00 Economia, Notícias 08/07/2020 - 15h56 Cristiane Ribeiro Embed

Cristiane Ribeiro

A produção industrial brasileira cresceu em maio deste ano em 12 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE, na comparação com abril. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada nesta quarta-feira, o resultado reflete o retorno, mesmo que parcialmente, de unidades produtivas, após as interrupções geradas por efeito da pandemia do novo Coronavírus.

 

As taxas mais elevadas foram no Paraná, Pernambuco e Amazonas, Região Nordeste, e nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia também registraram alta acima da média nacional, de 7%.

 

Embora tenham registrado taxas positivas, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás ficaram abaixo da média nacional. Já o Espírito Santo teve a maior queda em maio de 2020, o terceiro mês seguido de recuo na produção. Os outros locais com taxas negativas foram o Ceará e o Pará.

 

De acordo com o IBGE, o setor de veículos, que é muito forte em São Paulo e no Paraná, teve atuação importante neste aumento de maio, seguido pelos setores de alimentos e de derivados do petróleo.

 

O impacto da pandemia no setor industrial é visto também na comparação com o mês de maio do ano anterior. O desempenho do setor industrial caiu 21,9% em maio de 2020, com 14 dos 15 locais pesquisados apontando resultados negativos.

 

O IBGE, ressaltou que além do efeito calendário negativo, porque maio teve dois dias úteis a menos do que igual mês de 2019, é possível notar a clara diminuição do ritmo da produção causada pelos efeitos do isolamento social.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique