agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Pesquisa do IBGE aponta que 60% das empresas sofreram efeitos negativos com a pandemia

03:07 Economia, Notícias 30/07/2020 - 18h45 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

Seis em cada dez empresas em funcionamento na segunda quinzena de junho,  perceberam impactos negativos em suas atividades, decorrentes da crise do novo coronavírus. É o que mostra a pesquisa "Pulso Empresa", divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. O levantamento mostra ainda que as empresas mais afetadas foram as do setor de serviços, com 65,5%, especialmente aquelas que prestam serviços a famílias, com quase 87% relatando efeitos negativos.

 

A lista inclui os bares, restaurantes, hotéis, e atividades que dependem de circulação de pessoas, como turismo e viagens. Nestes casos, os analistas do IBGE avaliam que seu desempenho é pior. Também chama a atenção o índice de 74,9% verificado no segmento de veículos, peças e motocicletas, o mais impactado no comércio, que apresentou 64,1% de percepção negativa de modo geral. Já na construção, isso ficou em 53,6% e na indústria em 48,7.

 

O coordenador do IBGE, Flávio Maguelli, ressalta ainda que a percepção de impacto negativo foi maior entre as empresas de pequeno porte, chegando a 62,7%, e como elas são em maior quantidade no Brasil, isso acaba influenciando o resultado geral.

 

Considerando aquelas que têm porte intermediário, a proporção das que relataram impactos negativos ficou em 46,3%, chegando a 50,5% entre aquelas com 500 funcionários ou mais. A pesquisa também apontou que metade das empresas em atividade reportou redução nas vendas, mas novamente essa situação se agrava entre os pequenos negócios e é melhor no caso aqueles de grande porte.

 

Para mais de 41% das empresas, o impacto nas vendas foi pequeno ou inexiste, patamar que não chega a 28% de forma geral. Ainda de acordo com o IBGE, mais de 78% dos empreendimentos entrevistados relataram não ter feito mudanças no quadro de funcionários e apenas 15% informaram ter reduzido o número de trabalhadores.

 

Entre as medidas de reação à pandemia, 42,5% adotaram trabalho remoto para os funcionários; 28% anteciparam férias de seus colaboradores e 43,9% adiaram o pagamento de impostos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique