Prévia da inflação tem variação de 0,30% em julho

IBGE

Publicado em 24/07/2020 - 11:44 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A prévia da inflação oficial do país registrou forte alta neste mês de julho. A taxa ficou em 0,30%, depois da variação de 0,02% de junho.

 

De acordo com os dados do IPCA-15, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, divulgados nesta sexta-feira (24) pelo IBGE, a alta foi influenciada, principalmente, pelo grupo Transportes, e o maior peso veio da gasolina, que subiu 4,47%, após quatro meses consecutivos de quedas.

 

Estão mais caros o óleo diesel, o gás veicular, o etanol e a tarifa do metrô. Somente no Rio de Janeiro, o reajuste da passagem, que entrou em vigor no dia 11 de junho, foi de 8,70%. Ainda no grupo Transportes, as passagens aéreas, o transporte por aplicativo e o custo do táxi tiveram queda. No caso do táxi, a redução veio do cancelamento do reajuste de 0,47% que havia ocorrido em janeiro.

 

Habitação exerceu o segundo impacto para a alta do IPCA-15 de julho, por causa do aumento das tarifas de energia elétrica em seis regiões metropolitanas, e da taxa de água e esgoto. Porém, o gás encanado caiu.

 

O grupo Vestuário apresentou o menor resultado e o impacto negativo mais intenso no índice de julho. Tanto as roupas femininas, quanto as masculinas e as infantis tiveram queda nos preços. O mesmo aconteceu com os calçados e acessórios.

 

Alimentação e Bebidas, que vinha pressionando a inflação nos últimos quatro meses, apresentou queda em julho.

 

A principal redução foi nos preços de raízes e legumes, como o tomate, a batata-inglesa, a cenoura e a cebola. Alimentação fora do domicílio, no entanto, continua em alta, mas desacelerou em relação ao resultado de junho.

 

Da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, Cristiane Ribeiro.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo