agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Setor de serviços registra queda de 0,9% em maio

01:57 Economia, Notícias 10/07/2020 - 12h08 Rio de Janeiro Embed

Cristiane Ribeiro

Ainda sob os efeitos das medidas de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, o setor de serviços no país registrou em maio queda de 0,9% em relação a abril, mês que houve recuo de 11,9%, o pior resultado desde janeiro de 2012, quando o IBGE começou a série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços.

 

De acordo com os dados da pesquisa divulgados nesta sexta-feira (10) pelo IBGE, o resultado de maio foi o quarto negativo consecutivo do segmento,  e acumula perda de 19,7% no período.

 

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor de serviços recuou 19,5%. Foi a taxa negativa mais intensa desde 2012.

 

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, avalia que a taxa de maio mostra o aprofundamento de um cenário que já estava muito desfavorável para o setor de serviços.

 

Segundo ele, os setores ligados a alojamento, alimentação e transporte foram os que tiveram as perdas mais importantes no mês de abril e em maio, eles mostram uma certa recuperação, mas não o suficiente para levar o setor de serviços para o campo positivo.

 

O pesquisador ressalta que os efeitos da crise provocada pelo fechamento dos estabelecimentos considerados não essenciais foram sentidos de outra forma em maio. O principal destaque negativo do mês foi no grupo dos serviços de informação e comunicação, que tem um peso importante na pesquisa, mostrando os efeitos dessa crise na vida econômica.

 

Lobo explicou que esses segmentos que tiveram o pior desempenho em maio dependem de uma dinâmica econômica ativa. Antes, o impacto da crise foi sentido, principalmente, nos serviços prestados às famílias, e, agora os serviços prestados por empresas para outras empresas começam a sentir efeitos importantes.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique