Projeto leva bibliotecas ao interior da Amazônia

Publicado em 19/06/2015 - 12:01 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

Muita gente que vive na Amazônia Legal conta com acesso ao livro e à leitura graças projeto Expedição da Organização Vaga Lume, que instala bibliotecas comunitárias nas regiões rurais.

 

Raynara da Silva tem 11 anos e frequenta a biblioteca da comunidade de São Bento, às margens do rio Acuti-Pereira, em Portel, no Pará. Mas, o que será que ela acha do projeto?

 

Sonora: '' Eu acho muito bom porque a gente tem que aprender a ler. Nós vamos para a escola e o professor traz nós (sic) para cá e quando a gente volta a gente vai contar a história do livro que a gente leu.''

 

E os colegas ficam interessados?

 

Sonora: '' Eles ficam logo curiosos para a gente apresentar.''

 

E será que a Raynara tem um livro preferido?

 

Sonora: ''O que eu gosto é Romeu e Julieta.''

 

Assim como Raynara, crianças e adultos têm a oportunidade de conhecer histórias e se tornarem leitores.

 

Em quase 15 anos de projeto, foram criadas 158 bibliotecas em 23 municípios dos nove estados da Amazônia Legal. Agora, chegou a hora de fazer um balanço para melhorar. Nove educadoras estão indo para o Norte do país. Uma delas é Celice Oliveira, que conta como o programa tem mudado a vida das pessoas da região.

 

Sonora: ''A gente viu ao longo desses 15 anos muita coisa boa acontecendo. A gente viu crianças que frequentavam a biblioteca que hoje são jovens estudantes de universidades federais; adultos ocupando espaço de políticas públicas dentro do município; crianças com acesso ao livro com mais facilidade ocupando a biblioteca como espaço mais comum.''

 

Celice Oliveira explica que são capacitados voluntários como mediadores de leitura e multiplicadores.

 

Sonora: '' Então a gente forma o que chamamos mediadores de leitura, que vão dar um acesso qualificado ao livro para a comunidade. E quando a gente cria a biblioteca comunitária é dado um curso de capacitação nessa comunidade . Antes quem dava esse curso eram os educadores da Vaga Lume. Como o projeto foi ficando muito grande, a gente sentiu necessidade de formar multiplicadores dessa metodologia. Esses multiplicadores moram na cidade, eles que dão esses cursos e inclusive monitoram os trabalhos nas comunidades. ''

 

Um desses mediadores de leitura é Sandro Moreira, que vive no município de Portel, no Pará. Ele aposta no poder de transformação da leitura principalmente nas crianças.

 

Sonora: ''Vale muito a pena porque através dos esforços que a gente empreende aqui, todos nós, nós poderemos alcançar objetivos como fazer com que nossa criança ss elas adquiram desde cedo o gosto pela leitura, depois fica difícil elas conhecerem seus direitos e depois serem inseridas no meio social do qual participam.''

 

Segundo Sandro, em Portel existem 20 bibliotecas e, embora ir até elas não seja fácil, o trabalho gratifica.

 

Sonora: ''Para ir a cada uma dessas bibliotecas nós levamos de sete a oito dias de viagem de barco. É um periodo legal porque a gente reúne a equipe e é uma viagem muito interessante, muito rio, floresta...a gente se sente em casa. ''

 

Quem quiser saber um pouco mais sobre o projeto Expedição basta acessar o site vagalume. org.br

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo