Especial mostra importância da educação no trânsito

Publicado em 06/07/2015 - 13:40 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

A partir desta segunda-feira (6), a Radioagência Nacional veicula uma série especial sobre educação no trânsito produzida pelo radiojornalismo da EBC. São cinco matérias que mostram as infrações mais cometidas e os cuidados que os motoristas devem ter para evitar acidentes. A primeira reportagem destaca como o cinto de segurança pode ajudar a salvar vidas. 

 

 

O pequeno Luiz, de apenas dois aninhos, já aprendeu que não pode andar de carro sem usar o cinto de segurança. Antes que liguem o motor, ele fiscaliza se a mamãe, o papai e a irmã já colocaram o dispositivo.


Sonora: "Mãe, olha o cinto. Olha, papai, o cinto." 

 

Na casa da gerente de vendas Ana Paula Marinho não é diferente. O filho dela, hoje com onze anos de idade, caiu da cadeirinha quando era mais novo, em um pequeno acidente. Desde então, ele sempre coloca o cinto ao entrar no carro.

 

Sonora: "Há um tempo, ele devia ter uns quatro anos, eu rodei o carro, perdi o controle. Não bati, mas ele estava em uma cadeirinha e ele caiu. Eu acho que isso fui um trauma que criou nele porque nunca mais precisei mandar, mesmo pequenininho." 


De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada em junho pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apenas 50% dos passageiros no banco de trás utilizam o cinto de segurança.  Entre os que estão na frente, a taxa é de pouco mais de 79%.


Do início do ano até agora, segundo a Polícia Rodoviária Federal, foram aplicadas mais de 152 mil multas a motoristas e passageiros que estavam sem cinto.


Dados de 2011 do DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, revelam que 2.800 condutores envolvidos em acidentes de trânsito não utilizavam o equipamento e em pelo menos 97 mil casos o uso não foi confirmado.


O veterinário Edson Pinheiro conta que poderia fazer parte das estatísticas de mortes no trânsito se não estivesse usando o cinto em um acidente que sofreu no centro de Brasília, onde um carro atravessou na frente dele para fazer um retorno de forma irregular.


Sonora: "O cinto segurou e eu só fiz uma pressão um pouco a mais no meu volante. Agora, se eu não estivesse de cinto, eu não teria conseguido segurar. Eu teria batido a cabeça no para-brisa."


Para a educadora de trânsito, do Observatório Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel, falta informação sobre a importância do uso do cinto.


Sonora: "As pessoas não usam o cinto porque elas estão se protegendo ou se cuidando. Elas usam o cinto para não ser multada. Um colisão frontal, por exemplo, a 60 km/h pode se transformar em uma lesão medular tanto em quem está no banco da frente quanto em quem está no banco de trás. Quer dizer, a pessoa pode ficar paraplégica ou pode perder a vida sem cinto de segurança. Falta informação, infelizmente."


Ainda de acordo com a educadora, os motoristas não só devem usar o cinto, mas também exigir que todos que estejam no veículo coloquem o equipamento, inclusive bebês, crianças pequenas e até animais de estimação. 

 

O cinto de segurança é obrigatório por lei. Quem não utiliza comete infração grave, com multa de R$ 127 e cinco pontos na carteira. A vida útil do equipamento depende da manutenção e do uso correto.

 

 

* Com produção de Renato Lima e sonorização de Gabriel Pinheiro

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo