agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Provas do Enem que tinham sido canceladas são aplicadas no Pará e DF

02:25 Educação, Notícias 05/11/2016 - 19h44 Brasília Embed

Victor Ribeiro

O adiamento de provas do Enem na última hora causou confusão no Distrito Federal e no Pará. Nesse sábado (5), primeiro dia de prova, uma hora antes da abertura dos portões, o Inep, instituto que organiza o exame, divulgou uma nova lista de locais onde as provas só seriam aplicadas em dezembro. Entre os locais, estavam o Campus Amazonas, da Universidade Federal do Oeste do Pará, na cidade de Santarém, e o Cemab, Centro de Ensino Médio Ave Branca, em Taguatinga, no DF.

 

O vendedor Rodrigo Pereira recebeu uma mensagem no celular, comunicando o adiamento do Enem. Desconfiado, ele decidiu ir pessoalmente ao Cemab.

 

Sonora: “Vai prejudicar muitas pessoas hoje. Eu vim conferir. [O Inep] mandou mensagem no celular dizendo que não ia ter prova hoje. Vai ter muita gente que não vai vir por causa dessa mensagem. Os fiscais confirmaram que vai ter prova. O certo pra mim era todo mundo fazer junto a prova, na mesma data”.

 

De acordo com o Ministério da Educação, o adiamento da prova em cima da hora afetou pelo menos 159 candidatos em Taguatinga e outros 500 em Santarém. O motivo foi a constatação de que, mesmo desocupados, os locais não ofereciam as condições adequadas para a aplicação do exame. Mesmo assim, os cerca de 40 estudantes que chegaram ao Cemab, em Taguatinga, conseguiram entrar e fazer o Enem. O único atrasado foi Cláudio José. A sala dele era uma das que teria a prova adiada, mas Cláudio não tinha recebido nenhum aviso do Inep.

 

Sonora: “Foram adiadas? Eu não recebi no meu aparelho não. De nenhuma forma. Não me avisaram”.

 

Quando os jornalistas informaram sobre a possibilidade do adiamento, Cláudio José foi cauteloso.

 

Sonora: “Esperar, né, pra ver se vai realmente adiar ou não”.

 

O Inep informou que houve uma falha de comunicação entre o órgão e o consórcio aplicador da prova. Segundo o instituto, os estudantes foram avisados sobre o adiamento. Mas os fiscais de prova não receberam o mesmo aviso e, por isso, aplicaram normalmente o exame para os poucos que compareceram.

 

Quem fez o Enem nessas duas instituições de ensino terá a nota computada e deve voltar neste domingo, para completar as provas. Já os que não fizeram o Enem terão garantido o direito nos dias 3 e 4 de dezembro.

 

Ao todo 405 locais de aplicação tiveram as provas adiadas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique