Adiada volta às aulas na rede de escolas técnicas do Rio

Educação

Publicado em 31/07/2017 - 17:20 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Os alunos das mais de 130 escolas da rede da Fundação de Apoio à Escola Técnica – a Faetec, em vários municípios do estado do Rio, não vão voltar a estudar.

 

O início das aulas foi adiado por tempo indeterminado. Segundo a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social a decisão de adiamento foi tomada em diálogo com os docentes, diretores, e comunidade de pais e alunos diante da não liberação de recursos para pagamento em atraso dos fornecedores e de mão de obra terceirizada.

 

O coordenador geral do Sindicato dos Profissionais da Faetec, Marcos Roberto Freitas, afirma que mesmo antes do recesso, a situação das escolas já era muito grave, com falta de merenda e sem funcionários de vigilância e limpeza. Ele destaca os prejuízos para a educação do Rio.

 

Marcos relata que muitos funcionários terceirizados já estão sendo dispensados e não há perspectiva de contratação de novos profissionais. Os professores e técnico-administrativos concursados estão com dois meses de salários atrasados, além do 13º salário de 2016. E ainda não há previsão para o pagamento referente ao mês de julho.

 

Em nota, a Secretaria de Ciência e Tecnologia diz ainda que vem negociando com as Secretarias de Estado de Fazenda e de Governo para garantir os pagamentos, entretanto, até o momento não houve a liberação dos recursos e, diante disso, não há condições de funcionamento nas unidades.

 

As secretarias de governo e de Fazenda foram procuradas para responder sobre a situação. A secretaria de governo pediu que a questão fosse encaminhada à secretaria de Fazenda, que respondeu apenas que a prioridade é o pagamento do salário dos servidores.

 

A Faetec atende cerca de 300 mil alunos por ano, incluindo o Ensino Técnico de Nível Médio, cursos de Formação Inicial e Continuada,Qualificação Profissional e Ensino Superior.

Últimas notícias
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo