Inscrições para o Encceja terminam nesta sexta-feira

Educação

Publicado em 27/04/2018 - 19:41 Por Sayonara Moreno - Brasília

Terminam hoje as inscrições para o ENCCEJA, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, para as pessoas que pretendem obter o certificado de conclusão dos ensinos médio e fundamental. Os candidatos devem se inscrever, pela internet, até às 23h59.

 

Segundo o INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mais de um milhão de pessoas já se inscreveram para o ENCCEJA. Quase 200 mil  para o ensino fundamental e mais de 800 mil para o ensino médio. No ato da inscrição, o candidato deve indicar a secretaria estadual ou o instituto federal que vai fornecer o certificado, caso aprovado.

 

O exame é para jovens e adultos que não conseguiram ou não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada. Pode tentar a conclusão, qualquer pessoa com mais de 15 anos de idade, para o ensino fundamental, e ao menos 18 anos para pedir a conclusão do ensino médio.

 

Lembrando que quem não nenhum dos dois níveis e tiver mais de 18 anos pode tentar a conclusão do ensino médio direto, sem precisar do fundamental.

 

Para obter o certificado, o candidato deve ser aprovado nas quatro áreas de conhecimento. Se não for aprovado em todas, basta fazer no ano seguinte o exame para aquelas em que não passou. As provas ocorrem em cinco de agosto deste ano, em todo o Brasil. Todas as informações estão na internet, em enccejanacional.inep.gov.br

Últimas notícias
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo