Aulas em Brumadinho serão retomadas nesta segunda-feira

Volta à Escola

Publicado em 10/02/2019 - 12:05 Por Kariane Costa - Brasília

Começa nesta segunda-feira (11) o ano letivo nas escolas municipais e estaduais em Brumadinho, Minas Gerais.

 

O início das aulas estava marcado para o dia 4 deste mês, mas foi adiado devido às dificuldades enfrentadas pelo município, que sofre os reflexos do rompimento da barragem de rejeitos da Mina do Córrego Feijão, da mineradora Vale.

 

Um dos problemas apontados pela prefeitura foi o bloqueio do acesso a algumas escolas pela lama que vazou.

 

A existência de professores e alunos que perderam parentes e pessoas próximas, na tragédia de 25 de janeiro, também pesou na decisão de adiar o início das aulas.

 

A Secretaria de Estado de Educação informou que criou um plano de apoio emocional e psicológico aos alunos, educadores e a comunidade escolar do município.

 

O objetivo do plano é auxiliar na recuperação das referências afetivas e sociais das vítimas desta tragédia. A secretaria informou, ainda, que entende que as crianças e jovens do município merecem ter apoio emocional, psicológico e social, no curto e longo prazo.

 

Em Brumadinho, de acordo com o Censo Escolar/Inep de 2018, são cerca de 8 mil estudantes da rede estadual. Na rede municipal estão matriculados cerca de 6 mil alunos.

Últimas notícias
Economia

Local de provas do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo