agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Em ofício às escolas, MEC defende pluralismo de ideias e concepções pedagógicas

02:31 Educação, Notícias 24/09/2019 - 09h21 Brasília Embed

Kariane Costa

O ministério da Educação enviou, nesta segunda-feira (23), ofício para os secretários estaduais e municipais de educação com sugestões para melhorar o convívio no ambiente escolar.

 

O texto enviado também às associações traz orientações sobre o respeito a crenças religiosas, pluralismo de ideias e sobre a não exploração de propagandas partidárias nas salas de aula.

 

Chamado de Escola de Todos, o projeto quer estabelecer as diretrizes para um ensino mais harmonioso. De acordo com o ministro Abraham Weintraub, a ideia é buscar o bom senso e a pacificação dentro dos colégios.

 

Sonora: “O que a gente defende é o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, respeito às diferenças, tolerância, combate ao bullying, à automutilação e ao suicídio. E a não exposição a propagando político-partidária na instituição de ensino.”

 

Questionado, o ministro negou que a iniciativa esteja vinculada ao movimento Escola sem Partido. Ele afirmou que é preciso incentivar a tolerância de opiniões.

 

O ministro sustenta que não vai se criar nenhum tipo específico de fiscalização da conduta de professores e alunos em sala de aula.

 

Sonora: “A gente não quer cercear o direito de ninguém. A gente quer reforçar o direito de todos, principalmente, das crianças a terem um ambiente sadio, evitando bullying, evitando automutilação e até mesmo o suicídio.”

 

Na avaliação do coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede que reúne grupos e entidades sobre educação, Daniel Cara, o texto não tem valor legal. Ele diz que as redes públicas podem não seguir as orientações do MEC.

 

Sonora: “Na prática, é um ofício que tenta constranger as escolas públicas a, de fato, ofertarem o pluralismo real de ideias. É sempre bom lembrar que, na escola, não cabe discutir, por exemplo, terraplanismo. Porque o terraplanismo é uma perspectiva não científica. O lugar da escola é o lugar da ciência.”

 

O ministro da Educação ressaltou que o ofício trata de assuntos com respaldo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique