agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Carteira de Estudante Digital: aplicativo já pode ser baixado em lojas virtuais

03:25 Educação, Notícias 25/11/2019 - 17h05 Brasília Embed

Dayana Vitor

Estudantes de todo Brasil já podem baixar a carteirinha estudantil digital, totalmente gratuita. O aplicativo ID Estudantil está disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. Com o documento, é possível pagar meia entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais.

 

Mas, para baixar o aplicativo, é necessário estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino e com dados inscritos no SEB, o Sistema Educacional Brasileiro.

 

As escolas, faculdades ou cursos são os responsáveis por enviar os dados ao Ministério da Educação. Seiscentos mil alunos já estão inseridos no sistema. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, lançou a nova identidade nesta segunda-feira.

 

A expectativa é que fraudes no setor diminuam, já que todas as informações estarão integradas no sistema do ministério.

 

Mas os documentos emitidos por associações estudantis continuam válidos. O presidente do Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Alexandre Lopes, detalha como será o processo para evitar fraudes.

 

O presidente da UNE, a União Nacional dos Estudantes, Iago Montalvão, destaca que o sistema de emissão das carteirinhas da entidade é seguro. Mas reconhece que existem instituições que não representam os estudantes e aproveitam para ganhar dinheiro.

 

Os alunos interessados na carteira de identificação digital, com18 anos ou mais, devem tirar uma foto do próprio rosto e da carteira de identidade ou da CNH, a Carteira Nacional de Habilitação, para incluir no aplicativo.

 

O envio das duas fotografias servirá para comparação de dados. No caso dos estudantes menores de idade é necessária autorização dos responsáveis legais.

 

O governo federal vai pagar R$ 0,15 para emitir cada identidade. As carteirinhas de entidades estudantis como a UNE custam cerca de R$ 0,35 para quem adquire.

 

A partir de janeiro de 2021, as instituições de ensino também poderão emitir a carteirinha digital e cobrar ou não pelo documento.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique