Justiça determina a AECB que suspenda atividades no Pará

Entidade de Ensino

Publicado em 28/01/2020 - 18:08 Por Renata Martins - Brasília

A Justiça Federal determinou que a AECB, a Associação Educacional Cristã do Brasil, mantenedora da Faculdade Integrada do Brasil (Faibra), paralise imediatamente a divulgação e suspenda as atividades de ensino no Pará, de cursos de graduação, livres ou de extensão.

 

Decisão atende pedido do Ministério Público Federal (MPF) que acusa a instituição de atuar sem credenciamento nem autorização do Ministério da Educação em diversos municípios paraenses.

 

A faculdade tem autorização do Ministério da Educação para ofertar curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade presencial, apenas na sua sede em Teresina, no Piauí.

 

Mas a Faibra ofertava cursos de graduação nos municípios de Abaetetuba, Afuá, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Curralinho, Mãe do Rio, Melgaço, Portel e Tailândia, sem autorização do Ministério da Educação.

 

A faculdade alegava que os cursos eram oferecidos por meio de extensão universitária do Programa de Educação Continuada. Aos alunos, informava que os cursos poderiam “ser aproveitados como conhecimentos adquiridos anteriormente, para aqueles que venham a ingressar em um curso de graduação”.

 

A Justiça Federal determinou ainda que a AECB divulgue, na página inicial de seu site, a existência da sentença. Os gestores da faculdade também foram condenados a ressarcir os valores pagos pelos estudantes.

 

A reportagem não conseguiu contato com a faculdade e sua mantenedora.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo