agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Laboratório de robótica com aulas gratuitas para jovens é inaugurado no Paranoá

02:00 Educação, Notícias 28/01/2020 - 15h50 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

Um laboratório de robótica com cursos de graça para jovens do Paranoá foi inaugurado nesta terça-feira. Serão oferecidos cursos nas áreas de tecnologia da informação, programação e desenvolvimento de softwares, realidade virtual e impressoras 3D.


O laboratório oferece capacitação para 300 jovens neste ano. Serão 30 alunos por turno. Os cursos são destinados a estudantes de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único do governo federal.


O projeto é uma parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal e da Campus Party, organização que promove feiras de tecnologia pelo Brasil.


O secretário de ciência e tecnologia do DF, Gilvan Máximo, destacou que falta mão de obra para este setor.


“Nós temos, em Brasília, uma demanda muito grande de profissionais na área de TI e desenvolvimento de softwares, e muitos desses profissionais estão sendo recrutados pelas multinacionais fora do Brasil. O objetivo é fazer com que esses jovens da periferia tenham acesso a essas tecnologias de ponta, e com isso nós vamos prepará-los para as profissões de futuro. Hoje, por exemplo, se a Google, a Microsoft, a Amazon quiser se instalar em Brasília, não temos mão de obra”.


O estudante Richard Ribeiro, de 15 anos, mora no Paranoá. Disse que nunca teve contato com a área de tecnologia da informação, mas que se interessou pelo curso de drones.


“Eu nunca tive contato, mas pretendo fazer o curso de drones, porque eu tinha um drone em casa e queria aprender a pilotar. Aí aparece e deu vontade de fazer”.


A Secretaria de Ciência e Tecnologia informou que deve inaugurar até 60 laboratórios ainda em 2020 e pretende abrir um no Sol Nascente já nesta semana. A estimativa de gastos com a manutenção dessas estruturas é de R$ 50 mil por ano. Se o governo atingir a meta de 150 unidades em todo o DF, pode capacitar até 40 mil jovens.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique