Inscrições para o Fies começam hoje

Ensino superior

Publicado em 05/02/2020 - 06:01 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A partir desta quarta-feira estão abertas as inscrições para o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil.

 

Como acontece desde a edição de 2018, os estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa vão ter prioridade para receber o financiamento do curso superior em faculdades particulares, sem o pagamento de juros. Nesse caso, o financiamento vai ser feito pela Caixa Econômica Federal. Os candidatos vão disputar 70 mil vagas nessa modalidade.


Já os estudantes que têm renda familiar per capita de até cinco salários mínimos vão ter acesso ao P-Fies, o programa de financiamento estudantil. Nesse caso, o empréstimo vai ser feito por bancos privados e os juros variam de banco para banco. O estudante que tiver fiador tem mais chances de conseguir o financiamento. Nessa modalidade de empréstimo, o número de vagas também é definido pela instituição financeira.


Tanto para o Fies quanto para o P-Fies, os recursos do financiamento vêm do Fundo Garantidor Fies.


Podem se inscrever candidatos que tenham feito o Enem a partir da edição de 2010, alcançado média de 450 pontos e não tenha tirado zero na redação.


As inscrições vão até o dia 12 de fevereiro e devem ser feitas pelo site fies.mec.gov.br. Os Resultados da seleção começam a ser divulgados no dia 26 de fevereiro.


O financiamento começa a ser cobrado do estudante a partir do primeiro mês após a conclusão do curso.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo