agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Ordem para recolhimento de livros em Rondônia causa protesto

15:48 Educação, Notícias 07/02/2020 - 15h50 Brasília Embed

Maíra Heinen

Documento da Secretaria de Educação de Rondônia, que determinava o recolhimento de 42 livros, entre eles, clássicos da literatura brasileira, provocou reação entre entidades como OAB e Sindicato dos trabalhadores em Educação no Estado.


O Ministério Público Federal em Rondônia informou que deve abrir procedimento administrativo para investigar o caso.


A Ordem dos Advogados do Brasil considera que a lista representa censura e viola os princípios da Constituição; e vai encaminhar um ofício cobrando explicações da Secretaria.


O documento também foi duramente criticado pelos trabalhadores em Educação.


O Sindicato da categoria disse não entender o comportamento censurável por parte da Seduc em pedir recolhimento dessas obras nas escolas.


No entanto, a Secretaria afirma não haver mais ordem de recolhimento. Segundo a pasta, a Secretaria havia recebido uma denúncia de que nas bibliotecas de escolas estaduais havia livros paradidáticos com conteúdos inapropriados para o público-alvo, alunos do ensino médio.


Ainda de acordo com a Seduc, uma equipe técnica analisou as informações e constatou que os livros citados eram clássicos da Literatura Brasileira e, a partir desta constatação, o procedimento foi encerrado imediatamente.


A lista apresentava títulos como Macunaíma, de Mário de Andrade; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; A vida como ela é, de Nelson Rodrigues; entre outros.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique