agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Inscrições do Enem 2020 abrem nesta 2ª (11); provas estão mantidas mesmo com pandemia

02:14 Educação, Notícias 11/05/2020 - 06h00 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

Mesmo com a pandemia, o Enem abre as inscrições para a prova de 2020 nesta segunda-feira (11). Os interessados devem se inscrever até o dia 22 de maio na página do INEP na internet pelo endereço inep.gov.br.

 

Este será o primeiro ano do Exame Nacional do Ensino Médio com versão digital. Os alunos devem optar por fazer o Enem impresso, nos dias 1 e 8 de novembro, ou a versão digital, nos dias 22 e 29 de novembro. A estrutura dos dois exames será a mesma.

 

Na inscrição deste ano, é obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante, que será utilizada para identificar o aluno no momento da prova. A taxa de inscrição é de 85 reais. Porém, o governo isenta o pagamento para alunos de baixa renda ou que se enquadrem nos requisitos definidos no edital, como ter cursado todo o ensino médio ou o último ano na rede pública.

 

Entidades estudantis, Universidades Federais e secretários estaduais de educação chegaram a pedir o adiamento do Exame por causa do novo coronavírus. 11 instituições de ensino superior do Rio de Janeiro, entre elas, a Universidade Federal do Rio e a Federal Fluminense, pediram o adiamento da prova alegando que a pandemia vai agravar as desigualdades entre os estudantes, já que muitos não têm acesso à tecnologia ou à internet e as aulas presenciais estão suspensas.

 

O Consed, Conselho Nacional de Secretários estaduais de Educação, em nota, solicitou que se aguarde o fim da pandemia para retomar o calendário do Enem. Segundo a entidade, a manutenção das provas agrava a situação dos alunos mais carentes que não têm acesso às ferramentas de ensino a distância.

 

Por meio de uma propaganda institucional, o Ministério da Educação alega que a vida não pode parar e que a suspensão da prova prejudicaria toda uma geração de profissionais. Nas redes sociais, o ministro Abraham Weintraub critica os pedidos para suspender as provas. Segundo ele, isso prejudicaria 5 milhões de brasileiros.

 

Uma liminar da Justiça de São Paulo chegou a permitir a mudança nas provas do Enem de 2020, mas a decisão acabou derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com sede na capital paulista, que acatou um recurso do governo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique