agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Aulas na rede pública estadual do RJ só voltam na bandeira verde, segundo secretário

03:42 Educação, Notícias 08/07/2020 - 16h14 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

A retomada das atividades presenciais na rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro está condicionada ao decreto que estabelece bandeira verde em relação à pandemia do novo coronavírus. O nível é determinado pela Secretaria de Saúde e indica as condições mínimas de segurança para esse retorno, o que significa uma taxa de ocupação de leitos abaixo de 70% e queda na curva de contaminação por Covid-19.


O estado hoje se encontra no nível laranja de risco e ainda precisaria passar pela bandeira amarela até alcançar a fase em que a reabertura das unidades escolares seria permitida.


De acordo com o novo protocolo, anunciado nessa terça-feira pela Secretaria de Educação, quando a bandeira verde for decretada, contará prazo de 15 dias para as providências necessárias, o que incluem a testagem e treinamento dos profissionais, higienização e organização dos espaços em todas as escolas da rede estadual.


O secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, reforça que ainda não há data prevista para que o setor volte com as aulas presenciais.


O protocolo, definido por especialistas, estabelece o uso obrigatório de máscara por todos os alunos, professores e funcionários. E prevê, inicialmente, a volta dos alunos que estão concluindo os estudos nas diferentes etapas de ensino. O documento também define a testagem dos profissionais da rede de ensino. Todas as escolas deverão ter termômetro disponível.


Há, ainda, a indicação de um distanciamento mínimo de um metro entre os alunos nas salas de aula e em todas as dependências da escola. A medida, no entanto, deverá ser adaptada à realidade de cada unidade de ensino, a depender do espaço disponível e número de estudantes.

 

Na avaliação do coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, Gustavo Miranda, falta um detalhamento sobre como de fato as regras serão colocadas em prática ao longo do processo de reabertura.


O protocolo define, por fim, que os colégios terão autonomia para elaborar e planejar esse retorno, que deverá ser discutido com a comunidade escolar e validado pelas Diretorias Regionais da Secretaria de Educação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique