Governo do RJ mantém suspensão das aulas presenciais

Aulas presenciais

Publicado em 05/08/2020 - 15:09 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

As aulas presenciais no Rio de Janeiro continuam proibidas até o dia 20 de agosto, de acordo com determinação do Governo do Estado. A vedação, publicada em decreto nesta quarta-feira (05), vale para as redes pública e particular, incluindo o ensino superior.

 

Na sexta-feira (31), a Secretaria estadual de Educação chegou a publicar um plano de retorno, com orientações pedagógicas e sanitárias. O documento contém regras como a garantia do distanciamento entre alunos e trabalhadores, uso de máscaras, disponibilização de álcool gel, entre outros itens. Mas, ressalva que as atividades presenciais só podem recomeçar com aval do governo.

 

A renovação da suspensão abre mais um capítulo no imbróglio da volta às aulas na capital. Há algumas semanas, a Prefeitura autorizou o retorno para quatro turmas de Ensino Fundamental das escolas particulares, o que foi celebrado pelo sindicato que representa os donos das instituições de ensino.

 

Agora, no entanto, o município afirma que não determina, nem regula o funcionamento da rede privada, e que apenas divulgou a autorização dada pela Vigilância Sanitária.

 

A situação foi parar na justiça. Defensoria e Ministério Público moveram uma ação civil, pedindo a suspensão do decreto municipal. A Justiça do Rio negou, em primeira e segunda instâncias, no plantão judiciário; mas, após novo recurso, a matéria será analisada pela Vara de Infância e Juventude.

 

Os professores também se recusam a voltar, e decretaram greve das aulas presenciais, até que as autoridades sanitárias como a Fiocruz ,concluam que é seguro retornar.

 

Já com relação às escolas públicas de ensino fundamental, a Prefeitura diz que não há data concreta de retorno. Mas o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) divulgou uma nota dizendo o município já anunciou a volta às aulas, em reunião fechada, para meados deste mês. O SEPE também pretende decretar greve, caso isso se confirme.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo