agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Nadador Daniel Dias é escolhido pelo jornal Marca como maior atleta do país fora do futebol

03:35 Esporte, Notícias 15/06/2020 - 19h30 São Paulo Embed

Lincoln Chaves

A presença do nadador paralímpico Daniel Dias entre os 100 maiores atletas homens do século 21, em lista feita do jornal espanhol Marca, tem grande peso no movimento do esporte adaptado - e não só no Brasil. O paulista de 32 anos é o único representante do paradesporto na lista.


O paulista de 32 anos é o único representante do paradesporto na lista. Ao mesmo tempo, é a prova da mudança de perspectiva do movimento, já que ele teve enaltecidas as 24 vezes em que foi ao pódio nas três Paralimpíadas que disputou. O artigo destaca ainda que, nos Jogos de Tóquio, em 2021, ele poderá superar as 28 medalhas olímpicas de Michael Phelps, também nadador e número 1 da lista do Marca, a quem Daniel é até comparado.


Ao todo, cinco brasileiros aparecem na lista. Os dois primeiros são astros do futebol: Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho. E aí vem Daniel. Segundo o Marca, o principal nome do Brasil fora do futebol é o nadador paralímpico, à frente do ex-jogador de vôlei Giba e de Falcão, maior atleta da história do futsal. Ele é também o terceiro no recorte da natação.


E qual teria o sido momento que credenciou Daniel ao "olimpo"? Segundo o artigo, os Jogos de 2012, em Londres, foram os da consagração, quando ele conquistou seis ouros nas seis provas em que competiu. Percepção que, para ele, coincide com a mudança de visibilidade da Paralimpíada no mundo.


A audiência acumulada do evento em Londres foi de 3,8 bilhões de pessoas, chegando a 4,1 bilhões no Rio de Janeiro, quatro anos depois.


Outro detalhe da presença de Daniel na lista é que, entre os brasileiros, ele é o único em atividade. O nadador, que é o 42º do top 100, e pode subir mais alguns degraus no ano que vem. A preparação foi retomada em Bragança Paulista (SP) após mais de 70 dias longe da água devido à pandemia do novo coronavírus.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique