agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Amapá confirma segundo caso de febre Chikungunya

02:08 Geral, Notícias 20/08/2014 - 12h02 Brasília Embed

Graziele Bezerra

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen) confirmou, nessa terça-feira, o segundo caso da febre Chikungunya no estado.

A doença foi diagnosticada em um garoto brasileiro, de 13 anos, que mora na Guiana Francesa e veio passar férias em Santana, no sudeste do Amapá.

De acordo com o chefe da Divisão de Biologia Médica do Lacen, Marlisson Rêgo, o menino foi examinado no hospital municipal de Santana, logo após sentir os primeiros sintomas da enfermidade. Depois, foi encaminhado ao laboratório na capital.

O primeiro caso da febre chicungunya no Amapá foi confirmado no mês passado, em situação semelhante, como relembra o médico.

Ainda de acordo com o Marlisson Rêgo, a vigilância epidemiológica do Amapá está em contato com os órgãos de saúde dos países vizinhos para conhecer as ações de controle da febre e evitar novos casos importados.

A respeito do quadro clínico do garoto, o médico informou que é estável. Ele foi medicado e responde bem ao tratamento.

Vale lembrar que a febre Chikungunya é transmitida pelo Aedes Aegypt, o mesmo mosquito transmissor da dengue.

A doença provoca febre alta, fortes dores de cabeça, nos músculos e nas articulações e não tem a forma hemorrágica.

Apesar disso, a Chicungunya é considerada mais grave que a dengue porque as fortes dores chegam a durar meses e podem causar lesões nas articulações.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique