Moradores questionam localização do aterro sanitário do DF

Publicado em 04/09/2014 - 14:47 Por Karol Assunção. - Brasília

Moradores de Samambaia devem participar de projetos de educação ambiental para reduzir a quantidade de lixo que será depositada no novo aterro sanitário.

 

Essa é uma das recomendações da Terceira Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural ao Ibram - Instituto Brasília Ambiental.

 

Além dos projetos educativos, a Promotoria ainda recomenda que o Ibram exija do Serviço de Limpeza Urbana o cumprimento da Licença de Instalação do aterro de Samambaia, o aproveitamento energético dos gases gerados e a inclusão do plano de monitoramento ambiental.

 

Em nota, o Ibram informa que recebeu o documento da Promotoria e está em fase de análise .O Instituto já adianta que levará em conta as recomendações.

 

Mas a instalação do aterro sanitário preocupa moradores e trabalhadores da região. É o caso do jornalista e militante comunitário Carlos Alberto, que enumera alguns pontos negativos.

 

Alzírio Ludovice, coordenador do Centro de Ensino Fundamental 427 de Samambaia, espera que o aterro não cause muitos danos à comunidade, mas destaca que não é a melhor opção para o local.

 

O aterro sanitário de Samambaia vai substituir o Lixão da Estrutural, em funcionamento desde os anos 60.

 

A assessoria de comunicação do Serviço de Limpeza Urbana informa que, diferente do lixão, o aterro vai receber apenas o rejeito da coleta de lixo orgânico e seletivo.

 

O SLU destaca ainda que foram realizados estudos de impacto ambiental e que o material depositado no aterro ficará coberto.

 

Além disso, garante que serão utilizadas técnicas como impermeabilização do solo, captação e tratamento do chorume, captação de gases e águas pluviais e compactação de lixo.

 

 





.

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo