Porto Velho completa 100 anos nesta quinta-feira

Publicado em 01/10/2014 - 16:03 Por Graziele Bezerra - Brasília

A capital rondoniense, Porto Velho, nasceu, oficialmente, em 2 de outubro de 1914. Mas a criação da cidade aconteceu pelo menos sete anos antes, em 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira – Mamoré.

 

 

Nestes 100 anos, a cidade cresceu e se desenvolveu às custas dos recursos oferecidos pelo Rio Madeira, que margeia a cidade, como explica o professor de história da Universidade Federal de Rondônia, Marco Teixeira.

 

Há 73 anos morando em Porto Velho, a escritora Yêda Pinheiro Borzacov, natural de Guajará-Mirin, diz que resta pouca coisa da época da construção da cidade. E lamenta o péssimo estado da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, marco histórico do município. Mesmo assim ela comemora o centenário e se lembra da infância no bairro Caiarí, um dos mais antigos da cidade.

 

Já o servidor público Sáimon Rio, de 27 anos, diz que há pouco o que comemorar e critica a qualidade de vida na cidade. O historiador Marco Teixeira concorda que as obras das hidrelétricas Santo Antônio e Jirau são responsáveis pelo crescimento desenfreado da cidade e projeta a preocupação para os próximos anos.

 

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, reconhece a precariedade do saneamento básico na cidade, mas minimiza o impacto das hidrelétricas no dia-a-dia da cidade.

 

Segundo levantamento do IBGE, em 2007 o número de habitantes em Porto Velho não chegava a 370 mil pessoas. No censo de 2010 o número subiu para quase 429 mil pessoas. E agora em 2014 o Instituto estima que existam quase 500 mil moradores na cidade.

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo