Aumenta o número de incêndios no Pará

Publicado em 17/11/2014 - 14:25 Por Michelle Moreira - Brasília

As ocorrências de incêndios no Pará por causa de fenômenos termoelétricos, como as sobrecargas elétricas, aumentaram 70% neste ano.

 

O Corpo de Bombeiros do estado também chama a atenção para o aumento dos incêndios decorrentes de queimadas feitas pela população em áreas rurais e em lixões.

 

 

De acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, de janeiro a 12 de novembro deste ano foram registradas 2.713 ocorrências de incêndio.

 

 

Quase trezentos e cinquenta casos a mais na comparação com o mesmo período de 2013, quando foram contabilizados 2.365 episódios.

 

 

Setenta por cento dos registros acontecem por causa de fenômenos termoelétricos. Exemplos disso são as sobrecargas elétricas, quando vários aparelhos são ligados em uma mesma tomada, e as sobretensões, quando falta a energia elétrica e ao retornar ela apresenta uma tensão maior, que pode gerar um curto circuito.

 

 

Segundo o chefe de operações da Defesa Civil Estadual, William Silva, dependendo do resultado da perícia que aponta as causas do incêndio, a pessoa prejudicada pode ser ressarcida pelos danos.

 

 

Mas, segundo o Chefe da assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiro do Pará, major Márcio Elias Francês, é o aumento de outro tipo de incêndio que chama a atenção dos Bombeiros.

 

 

São aqueles provocados pela população quando ateia fogo em lixões ou nos locais de cultivo na área rural. Estes registros passaram de 438 em 2013 para 760 casos este ano.

 

 

Para o major Francês, falta conscientização das pessoas tanto para a busca de outro método de preparo da terra visando o plantio quanto na área urbana, onde o cidadão poderia acionar os órgãos públicos para a coleta de lixo.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo