Câmara debate projeto sobre publicidade para crianças

Publicado em 12/11/2014 - 12:00 Por Katiana Rabelo - Brasília

Regras para publicidade infantil vão ser debatidas na Câmara dos Deputados nesta tarde (12). A Comissão Especial da Primeira Infância vai analisar um substitutivo apresentado pelo deputado João Ananias (PCdoB do Ceará) sobre o relatório do Projeto de Lei 6998 de 2013.

 

A proposta original proíbe propaganda voltada para as crianças, na televisão, das 8 horas da manhã às 6 horas da tarde. Mas no relatório do deputado Ananias, ele pede a proibição apenas de publicidade infantil de bebidas e alimentos pobres em nutrientes e com alto teor de sal, açúcar e gordura ruim.


Nesta semana, o assunto chamou a atenção do país por ter sido o tema da prova de redação do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio.


A proibição ou a liberação de anúncios de produtos infantis gera debates há alguns anos.


A mãe Raquel Fuzaro tem filhos pequenos e integra o Movimento Infância Livre de Consumo. Para ela, as crianças não devem ser incentivadas a gastar. Por isso, Raquel acredita que as propagandas de produtos infantis devem ser direcionadas somente aos adultos.

 

Por outro lado, a Abrinq, Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, defende que não se pode tirar da criança o direito do acesso à informação.


A Abral, Associação Brasileira de Licenciamento, que atua no mercado de licenciamento de marcas e imagem, concorda que a publicidade infantil não pode ser proibida. Para a presidente da Abral, Marici Ferreira, cabe aos pais orientar e limitar o consumo dos filhos.

 

Neste ano, o Conanda, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, ligado à Presidência da República, publicou uma resolução a respeito da publicidade voltada para crianças e adolescentes.

 

O Conanda considera abusivos anúncios com linguagem e músicas infantis, com desenhos animados e promoção e distribuição de brindes colecionáveis.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo