agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

IDHM de Manaus é inferior ao das demais regiões metropolitanas do Brasil

05:42 Geral, Notícias 27/11/2014 - 17h30 Brasília Embed

Michele Moreira

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal na região metropolitana de Manaus e Belém é alto, mas ainda é inferior ao das demais Regiões Metropolitanas do Brasil.

 

A região metropolitana de Manaus ocupa a última colocação no ranking do IDHM, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, entre as 16 regiões metropolitanas pesquisadas e incluídas no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, lançado nesta semana.

 

Oito municípios compõem a região metropolitana de Manaus. São eles: Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

Já a região metropolitana de Belém, composta por sete municípios, ocupa a 15º posição no ranking. Entretanto, segundo a classificação adotada pelo Atlas, ambas as regiões apresentam um alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, sendo 0.720 em Manaus e 0.729 em Belém. Os dados acompanham a data do último censo do IBGE em 2010.

 

O IDHM vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano, quanto mais próximo de um, melhor.

Para os dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal são levados em consideração quatro indicadores: a esperança de vida ao nascer, a renda familiar per capta e a educação – medindo o fluxo educacional e o estoque, que representa o nível educacional da população adulta.

 

A publicação é uma parceria do Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a Fundação João Pinheiro e o Pnud, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

 

Em Manaus, uma das unidades de Desenvolvimento que apresenta o maior IDHM é Aleixo, com IDHM de 0,930. Já a que apresenta pior índice é a Zona Rural de Itacoatiara, com 0,501.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique