Incêndio atinge mais uma área da Mata Atlântica no Rio

Publicado em 12/01/2015 - 17:09 Por Dylan Araújo - Rio de Janeiro

Um incêndio atingiu a mata do Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio.  O fogo começou por volta das seis horas da noite desse domingo e os bombeiros trabalharam até a manhã desta segunda-feira, para concluir o rescaldo e o resfriamento da área.

 

 As chamas atingiram uma grande área de difícil acesso e o fogo se espalhou rapidamente pela vegetação seca. De acordo como Corpo de Bombeiros não há informações  sobre feridos.

 

O Diretor do Parque da Pedra Branca, Alexandre Pedroso, afirmou que a causa do fogo ainda está sendo apurada, mas há grandes chances de que tenha sido um incêndio criminoso.

 

SONORA

 

A direção do Parque faz um apelo para que a população não queime folhas ou lixo na localidade, porque é comum que as chamas saiam do controle.

 

 

A situação se agrava porque a região tem sido atingida por ventos de até 70 km/h, que facilitam a propagação acelerada dos focos de incêndio.

 

 

Ao mesmo tempo, o período de estiagem quando os córregos do parque estão com os níveis baixos dificulta o combate às chamas, porque reduz a possibilidade de captação de água.

 

 

O Parque da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental, considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, com cerca de 12.500 hectares de extensão.

 

 

Em menos de 15 dias após o início do ano, o estado já registra cerca de vinte queimadas. O ano de 2014 terminou com um número três vezes maior de queimadas, no território fluminense, do que em 2013.

 

De acordo com o INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1.428 focos de incêndio foram registrados no ano passado.

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo