agario unblocked agario

MPF cobra da Funai demarcação da Terra Indígena Sawré Muybu

01:51 Geral, Notícias 27/01/2015 - 13h31 Brasília Embed

Graziele Bezerra

O Ministério Público Federal voltou a cobrar na Justiça que a Funai dê continuidade ao processo de demarcação da Terra Indígena Sawré Muybu, dos índios Munduruku, em Itaituba, no oeste paraense.

 


De acordo com o MPF, a construção da usina hidrelétrica São Luiz do Tapajós, no interior da reserva, inundaria a terra indígena, causando a perda de aldeias, florestas e cemitérios do povo munduruku; e a demarcação é a única forma de evitar que isso aconteça.

 


Em outubro do ano passado, o judiciário paraense chegou a estabelecer um prazo para a retomada da demarcação. Mas já se passaram quase três meses e nada foi feito.

 


Por meio de sua assessoria, a Funai informou que conseguiu na justiça a suspensão dessa decisão. Portanto, fica desobrigada de prosseguir com a demarcação. Pelo menos por enquanto.

 


A Funai é a parte responsável pela elaboração do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena. Esse documento é o passo que antecede a demarcação oficial, por isso, é fundamental ao processo.

 


De acordo com o Ministério Público Federal, o relatório está pronto desde 2013, mas depende de publicação. Caso contrário, o processo não pode seguir.

 


Em documento enviado à justiça em meados de janeiro, os procuradores Luís de Camões e Janaína Andrade afirmam que a ex-presidente da Funai Maria Augusta Assirati, reconheceu a demora na publicação do relatório durante reunião na sede da Fundação, em setembro do ano passado. Dias depois, ela deixou o cargo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique