Localidades do Amapá decretam situação de emergência

Publicado em 23/03/2015 - 21:53 Por Ariane Póvoa - Brasília

Nessa segunda-feira (23), o município de Santana, no Amapá, decretou situação de emergência em quatro regiões atingidas pela cheia.

 

Os bairros Provedor, Hospitalidade e Remédios I e II são os que mais sofrem com os alagamentos.


De acordo com o coronel Estácio Janari, da Defesa Civil do estado, a situação de emergência foi em razão da forte chuva da madrugada da última sexta-feira (20).

 

Sonora: “Esses bairros são entrecortados por um canal que deságua no Rio Amazonas. Então esse canal recebe toda quantidade de chuvas. São bairros localizados em áreas baixas e a chuva que deu, na noite de quinta para sexta-feira causou esse alagamento nesses bairros”.

 

O coronel informou que o nível da água no bairro Hospitalidade já está mais baixo, mas que a situação ainda preocupa. Ele disse que pelo menos 23 famílias estão desabrigadas no município.

 

Sonora: “Foi montado um abrigo; nesse abrigo tem 10 famílias que estão lá desabrigadas, são cerca de 49 pessoas e também tem cerca de 13 famílias desalojadas, em torno também de 50 pessoas”.

 

No dia 13 de março, a Defesa Civil emitiu alerta de cheia para todos os municípios do estado. Segundo o coronel Janari, o alerta considerou as alterações causadas pelo fenômeno natural conhecido como Equinócio da Primavera, que exerce influência na quantidade de chuvas, no nível da maré e dos rios.

 

Sonora: “O efeito da maré alta foi sentido praticamente em todos os municípios, de Oiapoque ao Jari. Mas a coincidência de maré alta e chuva; o impacto maior foi no município de Macapá e Santana. As prefeituras estão intensificando a limpeza dos canais pra que essa água da chuva possa escoar com mais facilidade”.

 

O município de Santana fica a apenas 20 quilômetros da capital do estado, Macapá. O alerta da Defesa Civil vai até a próxima quinta-feira (26).

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo