Agricultores liberam acesso à Vila Residencial de Belo Monte

Publicado em 20/05/2015 - 14:21 Por Michelle Moreira - Brasília

Liiberada a entrada da Vila Residencial de Belo Monte,em Altamira, no Pará,  ocupada por agricultores desde a última segunda-feira.

 

De acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa da Norte Energia, consórcio que administra a usina hidrelétrica, por meio de negociações, as lideranças do movimento compreenderam que estavam comprometendo o direito de ir e vir dos moradores do local, que somam mais de sete mil pessoas e decidiram, na noite de ontem, liberar o acesso.

 

Os agricultores bloquearam a Rodovia Transamazônica na altura do quilômetro vinte e sete, os travessões nas proximidades da usina hidrelétrica de Belo Monte e, também, o acesso à Vila Residencial.

 

Em relação à área e ao escritório da Norte Energia no bairro Jatobá, em Altamira, que também foram ocupados, o juiz substituto da segunda Vara Cível e Empresarial do município determinou em liminar de posse a saída dos ocupantes, com prazo de quatro horas, sob pena de multa de dez mil reais por dia. A determinação foi respeitada pelos agricultores.

 

A pauta de reivindicações dos manifestantes inclui a regularização fundiária, crédito e melhorias para a agricultura familiar na região.

 

Na noite dessa segunda-feira, um motorista avançou sobre o bloqueio dos agricultores, matando duas pessoas. Outra vítima está internada em estado grave no hospital São Rafael, em Altamira. Até o momento, o condutor do veículo não foi identificado.

 

Ainda na nota, a Norte Energia lamenta e se solidariza com o acontecido e informa que entre as vítimas fatais estava o marido de colaboradora do Hospital da Vila Residencial. Também trabalha no local a mãe do menino que ficou ferido no acidente.

Últimas notícias
Geral

FAB está de prontidão para resgatar brasileiros em áreas de conflito

Após os ataques do Irã a Israel, o governo brasileiro informou que está pronto, caso necessário, para resgatar brasileiros na área de conflito. Em nota, a Força Aérea Brasileira afirma se manter em prontidão para atuar a qualquer hora e em qualquer local, assim que for acionada pelas autoridades.

Baixar arquivo
Internacional

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência neste domingo

A reunião acontece após pedido de Israel, que foi atacado pelo Irã na noite desse sábado (13). O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, já se manifestou condenando o ataque iraniano e pedindo “o fim imediato das hostilidades”.

Baixar arquivo
Geral

Lei que criminaliza bullying prevê pena de até quatro anos de prisão

O objetivo da lei, sancionada este ano, é inibir essa prática nas escolas e, principalmente, no mundo virtual, onde o Brasil está no topo da lista nesse assunto. Menores de idade podem ser responsabilizados pela Vara da Infância e da Juventude.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pede esforço para conter escalada de tensão no Oriente Médio

O governo brasileiro manifestou grave preocupação com os relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel. O comunicado pede que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção e chama a comunidade internacional para mobilizar esforços e evitar uma escalada.

Baixar arquivo
Internacional

Ruas de Israel amanhecem vazias após ataques do Irã

Domingo é o primeiro dia da semana de trabalho em Israel. Depois de uma madrugada em claro, acompanhando ao vivo os ataques, os israelenses acordaram com uma sensação ambígua: o alívio pelo bom funcionamento do sistema de defesa, mas também o temor do que está por vir.

Baixar arquivo
Política

Renegociação de dívidas e PEC das Drogas agitam o Senado

PEC das Drogas, renegociação de dívida dos estados, revisão do Código Civil, Imposto de Renda. A semana vai ser cheia no Senado.

Baixar arquivo