Mães e médicas defendem direito de amamentar em público

Publicado em 06/05/2015 - 04:00 Por Apresentação Viva Maria - Brasília

Como diz Sonia Hirsch no Livro“ Só para mulheres” , antes de mais nada: leite, só de mãe. Todo animal mamífero mama no peito até poder alimentar-se sozinho, mas é no peito de sua própria mãe. As histórias de Rômulo e Remo, amamentados por uma loba, e de Tarzan, criado por uma macaca, e de Mowgli, criado também por uma loba, são meras exceções que confirmam a regra: leite, só de mãe.

 

Leite é sangue que deixa de correr pelo umbigo e sai pelo bico do seio. E na boca a criança começa a aprender. Tem que puxar, tem que querer, às vezes chora de tão difícil que é no comecinho. Para a mãe às vezes também é difícil, encontrar a melhor posição às vezes leva uns dias, às vezes cansa. Mas mãe e filho sempre acabam se ajeitando. Da boca do neném o leite desce para o estômago, de lá para os intestinos, ativando no corpinho tudo aquilo que está pronto a funcionar. Devagar, devagarinho, deixando o tempo passar...

 

Botou pra arrotar? Arrotou? Golfou? É normal.

 

E se é assim tão simples, tão natural, porque a polêmica em torno do aleitamento público vem causando tanta a polêmica? No mês passado a discussão em torno do tema ganhou grandes espaços no rádio, TV e nas midias sociais .Chegou a rovocar até “ os mamaços “ ( como foram chamados os protestos) na frente das lojas e das empresas que ainda não possuem uma política de apoio à amamentação.

 

De qualquer forma , o debate global sobre os direitos das mães e bebês x “o bom comportamento público”, ao longo de décadas , acabou provocando no último dia 14 a sanção de uma lei que assegura o aleitamento materno em qualquer estabelecimento de São Paulo! Parabéns prefeito Fernando Haddad. A cidade de São Paulo deve se orgulhar da sanção dessa lei. No entanto, resta saber como vai se dar o cumprimento/fiscalização dessa lei na prática. E as vésperas do dia das mães só nos resta esperar que ninguém criminalize o ato de amamentar. Até porque esse é um dos maiores gestos de amor entre mãe e filho ! E quem, com certeza, concorda comigo é a nossa amiga do peito, dra Livia Martins, médica ginecologista. Vamos ouví-la!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo