Policiais civis do DF reivindicam aumento do efetivo

Publicado em 26/05/2015 - 15:36 Por Sayonara Moreno - Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal faz operação padrão, chamada “Operação Vida”, seguindo, com rigor, as normas de segurança dos policiais. A paralisação de 24 horas começou às oito da manhã desta terça-feira.

 


A decisão foi tomada após uma assembleia da categoria organizada pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF, na última quinta-feira.

 


De acordo com o Sindicato, a Polícia Civil atua com número de policiais abaixo do ideal. Atualmente são quatro mil trabalhadores na ativa, e há mais de três  mil vagas abertas, que devem ser preenchidas por concursados que já concluíram os estudos na academia de Polícia.

 

O Diretor de Comunicação do SINPOL, Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal, Luciano Garrido, explica que além do número reduzido no efetivo, existem problemas de condições de trabalho.

 

A operação padrão prevê que o atendimento de diligências seja feito com o mínimo de três  policiais em cada viatura, pelo menos três nos balcões de atendimento das delegacias e seis  policiais, no mínimo, para o cumprimento de mandados de prisão.


Ocorrências como perda de documentos ou acidentes de trânsito sem vítimas não serão registrados nas delegacias, apenas pelo site da Polícia Civil na internet.

 


Luciano Garrido conta quais as próximas ações da categoria, caso o Governo não traga um retorno sobre a paralisação.


 


A Secretaria de Segurança Pública do DF informou, por meio de assessoria, que vem tentando, juntamente com a Direção da Polícia Civil, sensibilizar o Governo de Brasília para acelerar o processo de nomeação dos concursados.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo