Projeto prevê criação de documento único de identificação

Publicado em 29/05/2015 - 16:01 Por Sayonara Moreno - Brasília

O Registro Civil Nacional está previsto no projeto de lei enviado ao Congresso pela Presidenta Dilma Rousseff, junto com o Presidente do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Dias Toffoli.


Segundo o TSE, se aprovado, o RCN (Registro Civil Nacional) vai identificar o cidadão brasileiro a partir de um conjunto de informações que vão desde o nascimento até a morte, passando por possíveis mudanças de estado civil.

 

A identificação é feita por meio de impressões digitais e faciais, que constam em uma base de dados. O RCN vai integrar os principais registros dos brasileiros, como CPF, RG e Título de Eleitor, em um único documento com chip.

 


Apesar do receio de alguns, a ideia foi bem recebida nas ruas.


 


A implantação do RCN concentra as informações de vários cadastros em um documento único, o que significa reduzir a burocracia e facilitar a recuperação do documento em pontos de atendimento localizados em todo o território nacional. É o que explica o Ministro do TSE, Dias Toffoli.


 


De acordo com o TSE, A Justiça Eleitoral tem condições de implantar o RCN, porque teve experiência com o recadastramento biométrico do eleitor, nas últimas eleições, no ano passado.

 

O órgão administra o cadastro de 142 milhões de eleitores brasileiros, o maior cadastro de toda a América Latina.

 

Como a Justiça Eleitoral abrange mais de três mil  cartórios eleitorais em todo o país e está presente em quase quatro mil pontos de atendimento, os servidores da Justiça Eleitoral podem assumir as atividades relativas ao projeto do RCN.


O projeto de lei que prevê a criação do Registo Civil Nacional precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado e segue para ser sancionado pela Presidência da República e, depois, entra em vigor.

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo