Rio de Janeiro possui apenas 30% da Mata Atlântica original

Publicado em 14/05/2015 - 16:20 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Fundação SOS Mata Atlântica divulgou nesta quinta-feira (14) um atlas com informações atualizadas sobre a situação do bioma no estado do Rio de Janeiro. O levantamento, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Impe), pela primeira vez mapeou áreas remanescentes a partir de um hectare.

 

Com isso, foi possível identificar, nas imagens obtidas por satélite, áreas onde a Mata Atlântica está em estágio inicial de recuperação e não somente regiões de mata nativa onde a vegetação é mais densa.

 

A fundação verificou que a degradação diminuiu no estado do Rio de Janeiro, que hoje possui 30% de seu bioma original. A diretora executiva da fundação, Márcia Hirota, explica que o ideal é evitar que os recursos atuais se percam, já que a recuperação de áreas degradadas requer muito investimento.

 

Na capital do estado, a Mata Atlântica também remanesce em quase 30% de sua área original. O município fluminense onde o bioma está mais preservado é Parati, com 76%. A fundação e o Impe também fizeram medições ao longo das bacias hidrográficas responsáveis pelo abastecimento do estado e verificaram que apenas 26% da vegetação no entorno do rio Paraíba do Sul está preservada.

 

Já na bacia do Guandu, que abastece a região metropolitana do Rio, mais de 60% da vegetação nativa ainda resiste. Em tempos de crise no abastecimento, Márcia explica a importância da preservação nesses locais.

 

A pesquisa analisou ainda a situação das unidades de preservação do Rio de Janeiro, que cobrem uma área de aproximadamente um milhão de hectares, que equivale a 40% da superfície total do estado. Destacam-se o Parque Nacional da Tijuca, com 98% de área preservada e o Parque Estadual de Desengano, onde esse índice também chega perto de 100%.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo