Entenda como funcionam os anticoncepcionais

Publicado em 25/06/2015 - 17:30 Por Apresentação Ediléia Martins - Brasília

Os métodos contraceptivos mais conhecidos são os anticoncepcionais orais (pílula), os injetáveis, os adesivos, o anel vaginal e o dispositivo intrauterino (DIU). O anticoncepcional funciona bloqueando a ovulação da mulher, ou seja, uma vez usando essa pílula diariamente, a ovulação será interrompida, afastando o risco de gravidez.

 

Nesta entrevista ao programa Nacional Jovem, da Rádio Nacional da Amazônia, a  ginecologista e professora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) Georgiana Paulo, explicou que “Todos os métodos são confiáveis desde que sejam usados corretamente”. Normalmente a falha do método é de quem o usa, e não do dispositivo em si.

 

Segundo ela, o contraceptivo mais utilizado pelas jovens é o anticoncepcional oral, a famosa pílula. Além de prevenir a gravidez indesejada, a pílula regula o clico e diminui o fluxo menstrual. Em alguns casos pode até diminuir a tensão pré menstrual (TPM) e aliviar as cólicas. Por outro lado, algumas mulheres podem ter dores de cabeça. Nesse caso, a médica sugere que o ginecologista seja avisado prontamente sobre os efeitos colaterais, para que suspenda o uso ou troque a pílula.

 

Georgiana alerta que mesmo que a jovem utilize a pílula anticoncepcional, o uso da  camisinha nas relações sexuais é necessário, porque ela é importante não apenas para evitar a gravidez , mas para proteger o casal de doenças sexualmente transmissíveis como  sífilis, gonorreia,herpes e Aids.  

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo