agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Hospital do DF deve ser reaberto após contaminação por bactérias

02:34 Geral, Notícias 02/06/2015 - 10h36 Brasília Embed

Roberta Lopes

A Secretaria de Saúde informou nessa segunda-feira que o Pronto Socorro do Hospital Regional de Taguatinga deve ser totalmente aberto hoje. Desde a quinta-feira da semana passada, está suspenso o atendimento dos serviços da clínica médica, cardiologia, ortopedia e cirurgia por causa da contaminação de uma paciente, de 79 anos, pela bactéria enterococo.

 

A coordenadora de infectologia da Secretaria de Saúde, Maria de Lourdes Lopes, disse que o hospital passou por uma limpeza para eliminar as bactérias que poderiam estar no ambiente.

 

Ela confirmou ainda a morte de três pessoas contaminadas por bactérias. Duas delas estavam com enterococco e uma com KPC. Todas elas eram idosas e já estavam internadas há algum tempo no hospital.

 

Sonora: "São pacientes graves, pacientes idosos, internados há bastante tempo dentro das unidades hospitalares e já usaram vários antibióticos". 

 

Ela disse ainda que não é possível dizer que as mortes foram causadas pelas bactérias.

 

Ao todo, 25 pessoas foram submetidas a exames para detectar a presença de bactérias, cinco delas estão internadas no Hospital Regional de Taguatinga e isoladas por contaminação pela bactéria enterococco. As outras pessoas devem ser liberadas hoje.

 

Maria de Lourdes comentou ainda sobre a situação do Hospital Regional do Guará, onde duas pessoas estão internadas por causa da bactéria acinetobacter baumani.

 

O médico infectologista Thiago Lisboa disse que a melhor maneira de prevenção é a higiene das mãos.

 

Sonora: "A Organização Mundial da Saúde já elegeu como principal prática prevenção de infecção, de promoção da segurança do paciente dentro do ambiente hospitalar,  a adequada higienização das mãos de todos os profissionais que participam do cuidado desses pacientes. Além disso, a gente tem uma série de outras medidas que devem ser adotadas, como o isolamento desses pacientes quando indicado para que não tenham contato com esses pacientes". 

 

Lisboa recomendou ainda que as pessoas que forem visitar algum parente contaminado por bactéria que lave sempre as mãos e use luvas e avental quando necessário.

 

Leia mais na Agência Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique