Hospital do DF passa por desinfecção contra superbactéria

Publicado em 01/06/2015 - 15:12 Por Katiana Rabelo - Brasília

Por causa do risco de contaminação por superbactérias resistentes a antibióticos, o Hospital Regional de Taguatinga passou por uma limpeza geral nesta segunda-feira (1º). A ala amarela, onde estão internados os 16 pacientes que estão isolados por suspeita de contágio, passou por uma descontaminação mais rigorosa, chamada de limpeza terminal, comum em UTIs.


A desinfecção atrasou alguns atendimentos. Valdiná Alves foi cedo para o Hospital de Taguatinga, levar a filha de seis anos, mas ela foi informada que a consulta só poderia ocorrer no período da tarde.

 

A avó de Neiva Rodrigues é uma das pacientes que está internada na ala que foi isolada por causa da contaminação por bactérias super-resistentes. Neiva conta que desde a semana passada a família não pode visitar a avó, de 83 anos.

 

Desde a última quinta-feira, o atendimento está interrompido na clínica médica, na cardiologia, na ortopedia e na cirurgia de emergência do Hospital Regional de Taguatinga. Quem chega ao hospital procurando por essas especialidades é orientado a ir a outra unidade de saúde, como os hospitais de Ceilândia ou de Samambaia.

 

A previsão do diretor do hospital, Benvindo Rocha, é que o atendimento seja normalizado nesta terça-feira.

 

No Hospital Regional do Guará, alguns leitos estão fechados para prevenir a contaminação por outra superbactéria, a Acinetobacter baumanii. Três pacientes, que estão com essa bactéria, estão isolados desde a sexta-feira.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo