Impactos do Comperj na qualidade do ar vão ser monitorados

Publicado em 18/07/2015 - 19:50 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro (RJ)

Os futuros impactos da operação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) na qualidade do ar do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, na Região Serrana, vão ser estudados até junho de 2016 pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea).

 

A pedido de pesquisadores que atuam na reserva, os técnicos do Inea começaram a monitorar a situação atual do parque para servir de referência para avaliar a poluição causada pelo Comperj no futuro. A coordenadora do Manejo Ambiental do Parque da Serra dos Órgãos, Cecília Cronemberger, explicou que os dados coletados vão poder ser comparados com análises futuras.

 

A gerente de Qualidade do Ar do Inea, Mariana Palagano, informou que as informações vão ser recolhidas por uma unidade móvel adquirida pelo Estado do Rio de Janeiro para monitorar a qualidade do ar nos locais de competição dos Jogos Olímpicos.

 

A estação monitora poluentes como dióxido de enxofre, monóxido de carbono e ozônio. De acordo com o Inea, a unidade móvel já esteve no Parque Nacional de Tijuca e no Parque Estadual do Mendanha, no Rio de Janeiro. Em Niterói, o Parque Estadual da Serra da Tiririca também recebeu a estação do órgão.

 

Em 2016, com o fim do monitoramento no Parque da Serra dos Órgãos, a unidade vai analisar a qualidade do ar de locais de competição dos jogos olímpicos.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo